terça-feira, 5 de maio de 2020

Consciência

Quando tomamos consciência do que não recebemos de nossos pais, surge uma dor muito grande. É fácil cairmos na acusação, sentirmos rancor e os culparmos pelas dificuldades que enfrentamos na vida.

E é normal sentirmos tudo isso. É legítimo ficarmos tristes ou com raiva deles. Nossa criança interior finalmente está sendo escutada e acolhida quando validamos o que ela sentiu e permitimos que ela se expresse.

O problema é permanecermos neste lugar. Quando insistimos que temos motivos para estar magoados, nos vitimizamos. Ficamos remoendo nossas experiências dolorosas e esperando que nossos pais reparem o erro deles. Resistimos em reconhecer que eles fizeram o que podiam, o que estava ao alcance deles, de acordo com a consciência e a maturidade emocional deles na época.

Você conhece a história dos seus pais? Sabe como foi a infância deles, como era a relação deles com os pais? Sabe o que eles tiveram que enfrentar quando pequenos?

Muito provavelmente, se sua infância foi dura, a deles foi pior. Eles terem vindo antes de você e terem passado pelo que passaram poupou você de muita dor.

Você se cobra quando não consegue dar a seus filhos aquilo que você não recebeu? Se sente mal quando repete a mesma fala agressiva que escutou de seus pais?

Você percebe que o mesmo aconteceu com eles? Eles também estavam tentando dar o melhor de si. E também estavam falhando. E também estavam se cobrando e se sentindo mal quando falhavam.

Enquanto você seguir cobrando deles o que você não recebeu, vai continuar cobrando de si ser o pai ou a mãe perfeita para seus filhos. Ninguém merece essa cobrança. Somos humanos e aprendemos pelo erro. Vamos falhar e está tudo bem. Estamos todos aprendendo e em processo de crescimento e cada um está em um ponto de sua jornada. Você não é melhor que eles por ter mais consciência hoje que eles tiveram ontem.

Liberte seus pais, perdoe suas imperfeições. Tire o rótulo de pai e mãe deles e enxergue o homem e a mulher que eles foram. Eles também tiveram suas feridas e dificuldade para te oferecer o que não receberam. Tenha mais compaixão por eles.

Essa é a chave para conectar com o amor incondicional.

 Maíra Soares

Sem comentários:

Enviar um comentário